Conheça as Dúvidas mais comuns!
Dúvidas são comuns e frequentes sobre a melhor forma de fazer sua imersão. Para facilitar, reunimos as principais dúvidas. Caso você tenha ourtas perguntas, não deixe de nos perguntar!
Curso de imersão
O QUE SERIA “IMERSÃO”?
Bem, inicialmente, trata-se de um formato que imita muito aquele pelo qual aprendemos a nossa língua materna. Se formos recordar, vamos lembrar que aprendemos a conversar primeiro. Uma criança já conversa aos 2 anos. Aos 6 anos, ela aprende a escrever e a ler. A gramática, é algo que ela irá aprender apenas aos 11 anos. Na Believer, o aluno tem, mesmo para os níveis iniciantes, mais aulas de conversação do que aulas de gramática. Dessa forma, ele conseguirá conversar em pouco tempo.
Qual é o melhor método para quem tem um bom nível de inglês?
As turmas de conversação são ideais para quem já têm um bom nível de inglês, seja porque já fez vários anos de curso de inglês, ou para quem já morou fora do país. O alvo dessas turmas é fazer o aluno não perder a fluência já conquistada.
Qual é o nome da metodologia?
“Modelo Natural de Aprendizagem da Língua Materna” ou em inglês: “Natural Language Learning Model”.
As aulas são em turma ou individuais?
A Believer tem os dois formatos: aulas em grupo ou individuais (VIP).
As aulas são presenciais ou on-line?
A Believer tem os dois formatos: aulas on-line ou aulas presenciais.
Nas aulas em grupo, quantos alunos há por turma em média?
No online a média são 4 a 5 alunos. Não raro, acontece de ter turmas com 1 ou dois alunos, especialmente nas turmas de nível mais avançados. No presencial a média para o primeiro nível são 5 alunos. Para os níveis mais avançados, a média são 3 alunos.
O aluno tem que comprar livro?
Não. Apenas no modelo presencial, se o aluno quiser pegar as aulas de gramática [indicadas sobretudo para iniciantes], o aluno terá que comprar um livro de R$ 100,00. Porém o aluno poderá pegar essas aulas on-line e não desembolsará nenhum valor por isso.
O aluno receberá material?
Sim. Praticamente toda aula que o aluno assistir ele terá um material da aula que ele assistiu. Seja on-line ou presencial. Se for presencial, professor entrega o material impresso. Se for on-line, o material é baixado pela plataforma Zoom ou enviado também pelo WhatsApp. Esse material não tem custo.
Qual é o tempo do curso?
Depende da carga horária escolhida pelo aluno. A estimativa para quem começa do nível zero, chegar ao nível avançado é: 2 horas por semana: 4 anos e 3 meses. 4 horas por semana: 3 anos e 1 mês. 6 horas por semana: 2 anos e 10 meses. 12 horas por semana: 2 anos e 2 meses. 24 horas por semana: 1 ano e 6 meses. Entre 25 e 40 horas por semana: 9 meses.
Vou receber certificado?
Sim. O aluno recebe normalmente o certificado ao final do curso. O certificado contém o tempo de curso e quantas aulas o aluno pegou. Se quiser saber o seu nível de inglês, basta fazer uma prova. O certificado conterá também o nível do aluno.
Como muda de nível? Quanto tempo dura cada nível?
O aluno não um tempo determinado para mudar de nível. Cada aluno evolui e muda de nível no ritmo dele. Se em 1 mês ou 2 ele conseguir evoluir, os professores o mudam de nível. Os professores fazem reunião toda semana para discutir o nível dos alunos.
O que vou saber em 1 ano de curso?
Situação 1: Se o aluno começa do nível zero com uma carga horária de 4 horas por semana, em 1 ano ele vai conseguir se comunicar no básico. Por exemplo: se ele fizer uma viagem ao exterior, ele conseguirá se comunicar no básico. Isso representa um grande diferencial, pois nos formatos das outras escolas, normalmente o aluno precisa estudar pelo menos 3 anos para conseguir se comunicar no básico. A razão para isso é que na Believer o aluno já começa a pegar aulas de conversação desde o início, em vez de começar com a gramática nos conhecidos livros de inglês. Situação 2: Um aluno que fizer 12 horas por semana, começando do zero, na média, em um semestre já conseguirá se comunicar muito bem no básico. Em alguns casos, há alunos que conseguem chegar até mesmo no nível intermediário. Qual é a recomendação? Quanto maior a carga horária semanal, mais fácil e mais chances o aluno terá para conquistar seu objetivo. Lembrando que a aprendizagem leva em conta o fator individual. Cada aluno tem seu próprio ritmo de aprendizagem. A grande diferença da nossa escola é que o aluno não muda de ritmo automaticamente quando termina um livro ou um semestre. Nesse modelo, é comum ter muitos alunos que mudam de nível, mas que não estão de fato em um novo patamar. Daí se explica alunos que estão matriculados no nível avançado dessas escolas, mas mal conseguem conversar o nível intermediário.
Quantos níveis a escola têm?
5 níveis. Eles são: Basic, 1, 2, 3 e 4. Alunos do Basic: abrange as seguintes situações: a) não sabe nada – é zero; b) sabe alguma coisa bem básica. Porém NÃO consegue manter uma conversação básica; c) De acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), esse aluno é o A1 (BÁSICO). Aluno do Nível 1: abrange as seguintes situações: a) consegue manter uma conversação básica, mesmo que cometendo erros. Consegue responder perguntas básicas; b) normalmente já estudou de 1 a 2 anos de inglês. Mantém um contato mínimo com a língua no seu dia a dia; c) ainda não tem rapidez ao conversar; também não tem vocabulário para conversar temas mais elaborados; d) apresenta vários erros de gramática a serem corrigidos; e) De acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), esse aluno é o A2 (PRÉ-INTERMEDIÁRIO) Aluno do Nível 2: abrange as seguintes situações: a) é capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal; b) pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto; c) ainda erra com frequência a gramática, não por não saber a gramática, mas por displicência; d) ainda não tem o domínio da língua muito sedimentado sobre gramática e temas mais complexos; e) De acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), esse aluno é o B1 (INTERMEDIÁRIO) Aluno do Nível 3: abrange as seguintes situações: a) é capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade; b) é capaz de comunicar com certo grau de espontaneidade e à vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. c) De acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), esse aluno é o B2 (UPPER-INTERMEDIÁRIO) Aluno do Nível 4: abrange as seguintes situações: a) é capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos; b) pode se exprimir sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso; c) De acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), esse aluno é o C1 (AVAÇADO)
A escola tem férias? Fecha em alguma época?
Não. A escola não fecha e não tem férias. Funciona de janeiro a janeiro. Porém, se o aluno quiser tirar férias em um certo período, ele quase sempre poderá repor suas aulas perdidas nas semanas subsequentes, ou até mesmo antecipar suas aulas antes do período das férias (ver as condições de cada caso junto à recepção). Existe também planos que o aluno pode trancar o curso quantas vezes quiser.
Qual é a faixa etária dos alunos?
A metodologia é para alunos a partir de 13 anos e não tem limite na idade. Contudo, a grande maioria dos alunos tem mais de 18 anos. Importante ressaltar que a escola tem muitos alunos acima da idade dos 50 anos, o que significa dizer que a metodologia é eficaz para o grupo da Melhor Idade.
A escola tem provas? Como se muda de nível?
Não. A Escola não trabalha com provas. O aluno muda de nível assim que os professores constatarem que o aluno já pode entrar no nível seguinte. Porém, se o aluno quiser averiguar seu nível, ele poderá solicitar uma prova.
Quanto tempo de estudo em casa é requerido do aluno?
Essa é uma das vantagens da metodologia Believer. Praticamente todo a aprendizado do aluno acontece em sala de aula. As atividades são feitas em sala de aula, e o aluno não tem tarefas de casa. A metodologia de imersão faz com que o aluno aprenda a comunicação praticando, tal qual acontece com os nativos. Claro, que toda forma de revisão é bem-vinda, mas ao contrário das outras escolas, onde o tempo que o aluno precisa se dedicar em casa é muito grande, na Believer isso não será necessário, principalmente no desenvolvimento da fala.
A “abordagem comunicativa” é a garantia de uma metodologia prazerosa
Voltada para conversação, com muita interação entre os colegas, sem as cansativas técnicas de repetição e memorização de muitas escolas de idiomas.
Objetivos
A nossa proposta visa garantir aos alunos rapidez na capacidade de se comunicar em inglês, principalmente pela fala.
Inglês Americano: Mais popular do planeta. Inglês Britânico: Popular na Europa. Inglês Canadense: A cada dia mais comum no mundo.
A Believer pratica as várias vertentes da língua inglesa pelo globo. Isso é segurança para seus alunos! Fique tranquilo: você vai conversar com confiança com pessoas do mundo inteiro.