Entenda o significado de low profile e como o termo é aplicado | Blog | Believer - Escola de inglês por imersão
Entenda o significado de low profile e como o termo é aplicado

Você já ouviu alguém ser chamado de low profile e conhece o significado? Se sim, avalie se essa pessoa possui um perfil menos chamativo e que opta por se expor o mínimo possível, tanto nas redes sociais quanto no dia a dia.

Se ela não corresponder a essas características, provavelmente o termo não é o mais adequado. Então, para evitar que esse tipo de erro aconteça, a Believer oferece cursos de imersão em inglês e elabora conteúdos como este, esclarecendo todas as suas dúvidas.

Sendo assim, continue a leitura e entenda como utilizar corretamente a expressão low profile!

Afinal, qual o significado de low profile?

É possível traduzir o termo low profile, para o português, como “discreto”. Isso quer dizer que ele faz referência a ações e comportamentos que não chamam muita atenção da maioria das pessoas.

Contudo, é importante não confundir essa expressão com a palavra shy, que significa “tímido”. Afinal, existe uma grande diferença entre ser discreto e sofrer com a timidez, não é mesmo?

Isso porque, geralmente, as pessoas tímidas não têm controle sobre essa característica pessoal. Inclusive, na maioria das vezes, sofrem com essa condição por gerar algumas barreiras sociais, afetivas e profissionais.

Por outro lado, uma pessoa low profile opta por levar a vida de uma maneira menos chamativa e se identifica mais com essa maneira de lidar com as situações do dia a dia.

Low profile e o significado nas redes sociais

Nos últimos anos, com a popularização das redes sociais, a expressão low profile passou a representar pessoas que não expõem a vida de maneira excessiva nos ambientes digitais.

Além disso, pessoas com essa característica não se importam com a quantidade de seguidores. Na verdade, elas até preferem manter um ciclo mais fechado de contatos.

No entanto, isso não quer dizer que pessoas low profile utilizem pouco as redes sociais. Elas apenas se exibem menos e mantêm um número de postagens menor.

Contudo, elas ainda podem ser “hard users” dessas tecnologias, mas pelo lado dos observadores. 

Então, elas podem continuar acompanhando a vida dos amigos, familiares e personalidades famosas, assim como perfis jornalísticos e qualquer outro tipo de entretenimento.

Vantagens e desvantagens de ser low profile?

Em uma sociedade cada vez mais acostumada à superexposição nas redes sociais, a prática divide opiniões.

Por um lado, há quem veja a situação como uma bobagem. Pensando dessa forma, aqueles que optam por um nível menor de exposição, fecham as portas para oportunidades tanto profissionais quanto sociais.

Realmente, quando a tecnologia é utilizada da maneira correta, é possível divulgar o seu trabalho, construir um bom networking e ganhar mais visibilidade na sua área de atuação.

Da mesma maneira, muitos relacionamentos afetivos e amizades começam a partir de interações virtuais nos dias de hoje. Se você tiver um perfil com pouca exposição, esse tipo de contato se torna mais difícil.

Contudo, não há como negar os diversos efeitos negativos que a presença excessiva nas redes sociais pode causar. A primeira delas é a segurança, já que qualquer pessoa pode saber os locais que você frequenta, o seu estilo de vida e diversas outras informações.

Outro ponto importante são os fatores emocionais envolvidos no uso desses recursos. Afinal, acompanhar a vida de outras pessoas com frequência pode trazer à tona comparações inadequadas e que fomentam um sentimento de inferioridade.

Além disso, a busca por likes, visualizações e comentários pode chegar a níveis pouco saudáveis, principalmente quando a sua autoestima passa a estar diretamente ligada a esses fatores.

Como ser uma pessoa low profile?

Se você se identifica com um estilo de vida mais low profile, naturalmente tomará atitudes que o levarão nessa direção. 

Contudo, o primeiro passo, e talvez o mais importante, é se desprender da pressão que as outras pessoas podem fazer quando você se afasta das redes sociais. 

Por incrível que pareça, muitas pessoas reagem com estranheza quando abrem um perfil com poucas ou nenhuma foto publicada, por exemplo. Mas saiba que não há nada de errado em tomar esse tipo de atitude.

Em segundo lugar, pode estar a dificuldade que você mesmo encontrará em diminuir o tempo que passa nas redes sociais. Afinal, é possível criar esse hábito sem perceber.

Então, uma dica é desativar as notificações desses aplicativos no seu smartphone. Assim, para ter alguma atualização você terá que abrir o aplicativo e conferir as novidades. Pode parecer simples, mas acredite, é extremamente efetivo!

Por fim, faça uma limpa na lista de pessoas que você segue. Se você parar para perceber, os próprios apps já não mostram todas as publicações da sua rede de contatos, devido ao número normalmente alto.

Então, vá eliminando cada uma das pessoas ou páginas que você não tem real interesse. Com isso, os algoritmos até entenderão melhor a sua personalidade e te oferecerão uma experiência melhor de uso.

Low profile e o significado no dia a dia

Além do uso popular nas redes sociais, é possível aplicar o termo low profile com significado diferente no dia a dia.

Confira alguns exemplos a seguir!

  • The government is preparing a low profile military operation / O governo está planejando uma operação militar com baixa visibilidade;

  • Some artists prefer to maintain a low profile / Alguns artistas preferem ser mais discretos;

  • My business has a great potential for growth, despite its low profile / Meu negócio tem um ótimo potencial de crescimento, mesmo com a discrição;

  • The company keeps a low profile, therefore, its clients remain unknown / A empresa mantém a discrição, por isso seus clientes permanecem desconhecidos.

Agora que você já sabe o significado de low profile, continue aprendendo com a Believer

Como vimos, low profile tem o significado de algo ou alguém discreto e que prefere não chamar muita atenção de um grande número de pessoas. 

Por isso, o termo se tornou sinônimo de quem não mantém uma presença ativa nas redes sociais, optando por fazer menos postagens e não expor tanto a vida pessoal na internet.

Então, agora que você já entendeu tudo sobre essa expressão, pode conferir muito mais no curso de férias da Believer. Essa é uma oportunidade que você tem de aproveitar o tempo livre para acelerar o seu aprendizado de inglês, graças a nossa metodologia exclusiva.

E para acompanhar mais dicas como esta, continue no Blog Believer!